quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Poeta-Vidente

"Sem Contrários não há evolução. Atração e Repulsão, Razão e Energia, Amor e Ódio são necessários à existência humana.
Destes contrários nasce aquilo que o religioso denomina Bem & Mal. O Bem é o passivo que obedece à Razão. O Mal é o ativo que surge da Energia.

Bem é Céu. Mal é Inferno."

Trecho de "O Argumento", em "O Casamento do Céu e do Inferno" de William Blake

Ao começar a leitura do livro de Blake, me impressionei com sua reflexão. Acredito que o Caos, e o Desequilíbrio sustentam toda a forma de vida existente no nosso planeta. Nosso cérebro é demasiadamente limitado para conseguir imaginar algo tão fora da nossa realidade como o Equilíbrio.

Conseguem imaginar um mundo sem Ódio?
Certamente é isso que muitos pedem todos os dias... Mas como seria?

Imaginem um sociedade nova, em outro lugar que não fosse aqui, totalmente diferente de nós, onde a Ordem e o Equilíbrio reinassem ( e peloamordeDeus não me venham pensar em Pandora ou Avatar!)

Se alguém consegue imaginar isso, por favor me avise... porque eu sinceramente não consigo.
Como seria esse novo sentimento, que não é Amor e nem Ódio?

Preferi colocar essas dúvidas aqui agora, antes de terminar o livro. Quando eu lê-lo por completo, continuo essa reflexão.

Espero chegar em algum lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário